sexta-feira, 7 de setembro de 2012

E a contagem de carboidratos???




Lá vai eu filosofar em pleno feriadão... Fico vendo algumas pessoas reclamarem que não comem banana, manga ou uva porque a glicose sobe demais, que não comem macarrão, pão, nem mesmo arroz, chocolate nem pensar, suco de laranja e coca-cola só no sonho... Eu pratico alimentação saudável, prefiro os integrais, sucos naturais e frutas mas se tenho vontade de comer "os proibidos" como sem dó, porque já faz um bom tempo que faço contagem de cho!!!
Para não falar bobagem fui pesquisar sobre quem pode fazer contagem de cho e achei no site do Hospital Sírio-Libanês a seguinte citação simples e objetiva: "A Contagem de Carboidratos pode ser utilizada por qualquer pessoa com diabetes. Quando você entende como contar carboidratos, você tem uma maior variedade na escolha dos alimentos que compõem o seu plano alimentar. E também, pode controlar sua glicemia mais precisamente."
Dai fico me perguntando por que alguns endocrinos não indicam a contagem de cho aos seus pacientes... Por falta de conhecimento no assunto? Dificuldade do paciente em entender e utilizar a terapia (acho isso pré-conceito)? Preguiça em ensinar como se faz? Falta de nutricionistas para acompanhar? Enfim, podemos ter uma qualidade de vida melhor comendo bem e sem passar vontade de comer o que está com vontade... 
De qualquer forma fica aqui minha indagação: Não seria mais fácil ensinar os diabéticos fazerem contagem de carboidratos do que ficar tentando controlar glicoses loucas pós-prandial?
 
Para quem ainda não conhece:  A contagem de carboidratos é uma estratégia nutricional, onde contamos os gramas de carboidratos consumidos e tem como objetivo manter a glicemia dentro de limites convenientes. Com a contagem de cho é possível ter uma maior flexibilidade na alimentação e também poder controlar a glicemia mais precisamente. Pode ser utilizada por qualquer pessoa com diabetes, sendo muito útil, até mesmo indispensável, para aquelas pessoas que utilizam como forma de tratamento a terapia com múltiplas doses de insulina ou bomba de insulina.
 
 
 
 
 

2 comentários:

  1. Realmente também me pergunto o porquê de alguns endocrinologistas não se interessarem por dar a conhecer a contagem de hidratos de carbono, por comodismo talvez!
    Em Portugal parece-me que é mais habitual ensinar-se apenas a quem faz uso da bomba infusora (pelo menos há alguns anos atrás assim era).

    Falando na minha experiência pessoal, quase parece mentira mas a verdade é que em uma década nunca nenhum médico me falou nessa possibilidade, vivi inclusive alguns anos sem sequer saber do que se tratava (a verdade é que também nunca perguntei, durante algum tempo levei as coisas de ânimo leve, sem me interessar)! Basicamente tinha uma tabelinha feita pelo médico e administrava insulina tendo em conta os intervalos de valores de glicémia presentes na tal tabela.

    Actualmente faço contagem de hidratos de carbono mas meramente por iniciativa pessoal, tive que ler e pesquisar muito, e cheguei à conclusão que as entidades portuguesas de diabetologia pouca informação detalhada disponibilizam relativamente a esse aspecto, por outro lado encontrei imensas publicações brasileiras, o Manual Oficial da Contagem de HC da Sociedade Brasileira de Diabetes é um exemplo disso, não fosse ele e ainda hoje eu estava na ignorância.

    ResponderExcluir
  2. Oi Carol...quando a Marcela teve alta após o diagnóstico de diabetes,em novembro do ano passado fui direto ao supermercado e comprei aquela montanha de coisas diets caríssimas...Um louco desespero!rssss
    Vc já conhece um pouco da trajetória da Marcela e sabe que inicialmente fomos pessímamente amparados por um médico que jamais falou em contagem de cho...com certeza por preguiça de ensinar!Conheci a contagem de cho com a nutricionista daqui e lendo bastante na internet...sinceramente não consigo imaginar o bom controle glicêmico sem a contagem de cho...As coisas ficaram muito mais fáceis apos aderirmos a esse procedimento!E claro mais feliz...Pq aprendi que minha filha pode comer o que quiser!!!
    Grande bj! :-)))

    ResponderExcluir