sábado, 21 de dezembro de 2013

A burocracia para tratar o diabetes no Brasil

 
Acho que todo diabético já ficou um dia na vida revoltado, já se sentiu injustiçado, já sentiu na pele e no sangue os descaso com nosso tratamento. Os mineiros que o digam... Acho de verdade, independente da condição financeira, social que grande parte dos diabéticos não concordam com a forma como nosso tratamento é "tratado" no Brasil. Temos um respaldo sim do SUS, mas no fundo da nossa sinceridade ainda é  pouco ou quase nada para atender à todos diabéticos.
Vejam só que texto bacana do blog da mamãe pâncreas Sarah do blog Eu, meu filho e o diabetes e da querida advogada, também doce, Débora Aligiere expondo e explicando suas indignações sobre a forma como somos tratados.

Massss vamos que vamos, brasileira que sou nunca desisto e espero que um dia desses melhore...
 
Confira o texto também no blog Eu, meu filho e o diabetes 
 


" Muito tem se falado que o SUS fornece tudo o que o diabético precisa, a maioria da população acredita nisso, afinal o Programa do Governo Federal Saúde Não Tem Preço anuncia tudo de graça em qualquer Farmácia Popular.

Vamos por partes, para que todos entendam como chegamos até esta fila.

O SUS disponibiliza apenas 2 tipos de insulina, a NPH e a Regular, para aplicação apenas seringas, nem sempre a disposição do paciente, e as vezes seu tamanho não é adequado ao paciente, pessoas mais magras e crianças, precisam de agulhas menores. Lancetas para furar o dedo na hora do teste capilar, ahhhh... essas não tenho palavras para descrever, só quem fura o dedo com elas varias vezes por dia sabe o que significa as lancetas dispostas no SUS. Quem é atendido no SUS e faz uso de insulina, também recebe as tiras, essas não estão dispostas na Farmácia popular, o diabético recebe no ato da consulta, mas a quantidade máxima mensal, nem sempre suficiente, é determinada pela prefeitura local, por isso varia muito de um Município para outro.

Aí voce me pergunta, isso não é o suficiente?

Não, nem de longe é o ideal.

Começando pela insulina, NPH e Regular são insulinas antigas, a NPH em especial apresenta picos de ação e nem todo diabético consegue chegar a um bom controle com ela, e quem não consegue um bom controle e tem uma boa equipe medica, é indicado o uso de ANÁLAGOSDE INSULINA, são insulinas mais modernas e mais estáveis, que não constam no RENAME.
Pra ter acesso a esses medicamentos, na maioria das vezes é preciso um processo judicial contra o Estado e/ou Prefeitura, isso demanda tempo, desgaste emocional e por vezes dinheiro, porque nem toda a DEFENSORIA PÚBLICA esta preparada para um processo desses.

Esse foi o nosso caso, temos uma liminar judicial que garante o fornecimento de todo e qualquer medicamento para o controle da glicemia, incluindo tiras além do limite de 150/mês determinado pela Prefeitura do RJ e os insumos para a bomba.

Eu não queria que fosse assim, eu não mereço que seja assim!

Cada dia do mês que eu preciso ir a SESRJ buscar insulinas e insumos, é o pior dia do mês, eu não queria ter que ficar horas numa fila, assistir aquelas pessoas visivelmente doentes, quase incapacitadas esperando por medicamentos como se espera uma esmola, isso debilita, desestimula.
Por mais que eu tenha uma visão positiva do diabetes na nossa vida, por mais que eu saiba que com um bom controle meu filho terá um bom prognóstico, quando vejo alguém amputado, com os braços com aqueles calos da Hemodiálise, meu astral e minha força vão ao chão, porque está ali, bem na minha frente, uma possibilidade. Há quem ache que isso impulsiona, faz com que se tenha um melhor controle da doença, em partes sim, porque não quero que meu filho chegue aquele ponto, mas deprime, entristece, e cheguei ao ponto em que essa situação está me fazendo mal fisicamente. Só de saber que o dia de buscar medicamentos está chegando, meu corpo começa a pesar, dói tudo, cabeça. pé, barriga, coluna... Hoje acordei assim... Nem força para levantar da cama encontrei... Decidi não ir, por mim, mas infelizmente, só adiei o que pra mim é um problema, mas que é o único meio do meu filho ter tudo o que precisa para controlar a glicemia.

Como eu queria poder sair das consultas com tudo que precisamos para controlar a glicemia até a próxima consulta... mas é sonho, claro que um sonho possível... Fico imaginando como seria mais fácil controlar os investimentos em diabetes, se os processos judiciais fossem desnecessários, poder calcular a longo prazo os gastos em saúde e melhor, poder com suas próprias estatísticas comprovar que investir em tratamento é mais barato do que cuidar das sequelas...

Desde que a LEI Nº 11.347, DE 27 DE SETEMBRO DE 2006
 foi sancionada, o Ministério da Saúde apresenta recusas em incluir novos medicamentos para diabetes no RENAME, alegando não ter estudos que comprovem a superioridade do tratamento com análogos em relação aos medicamentos já incluídos na Lista. Neste mês foi aberta mais uma Consulta Pública em relação aos medicamentos para DIABETES:

CONSULTA PÚBLICA No- 45/SCTIE-MS, DE 10 DE DEZEMBRO DE 2013

O SECRETÁRIO DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INSUMOS ESTRATÉGICOS DO MINISTÉRIO DA SAÚDE torna pública, nos termos do art. 19 do Decreto 7.646, de 21 de dezembro de 2011, consulta para manifestação da sociedade civil a respeito da recomendação da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde relativa à proposta de incorporação no Sistema Único de Saúde das Insulinas análogas de longa ação Diabetes Mellitus tipo II apresentado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos - SCTIE. Fica estabelecido o prazo de 20 (vinte) dias, a contar da data de publicação desta Consulta Pública, para que sejam apresentadas contribuições, devidamente fundamentadas.A documentação objeto desta Consulta Pública e o endereço para envio de contribuições estão à disposição dos interessados no endereço eletrônico:http://portal.saude.gov.br/portal/saude/Gestor/visualizar_texto.cfm?idtxt=39823&janela=1.A Secretaria Executiva da CONITEC avaliará as contribuições apresentadas a respeito da matéria.

 

Mas infelizmente, o prazo já está correndo e não haverá tempo para o envio de contribuições porque o site está apresentando problemas, queremos que o Ministério da Saúde amplie este prazo de 20 dias, pois 5 dias já foram, precisamos questionar porque esta consulta se refere apenas ao Tipo 2, já que TODOS os diabéticos TIPO1 são insulinosdependentes, entre outras considerações, mas precisamos do site do Ministério da Saúde funcionando!!!

A Debora Aligieri, Advogada, Ativista em Diabetes e integrante dos BLOGUEIROS DE DIABETES, também escreveu sobre o assunto(
http://deboraligieri.blogspot.com.br/2013/12/tuitaco-link-da-consulta-publica-do-ms.html) e já começou com um protesto no TWITTER , esperamos receber o apoio de todos, porque mesmo não passando por situações como eu descrevi aqui, devemos ser solidários e ajudar a garantir um atendimento do SUS igual para todos."

Nenhum comentário:

Postar um comentário