quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Diabetes X Sexualidade Feminina


A Sarah, mamãe pâncreas do blog Eu, meu filho e o Diabetes,  sugeriu que eu, uma mulher diabética experiente, desinibida, língua solta, abordasse assuntos relacionados à vida sexual da diabética e achei isso muito interessante...
As mulheres diabéticas raramente são abordadas, pois geralmente associam a diabetes ao desempenho sexual masculino. Conforme li, pesquisei e por experiência própria, as mulheres diabéticas com as glicemias bem controladas que não apresentam complicações agudas como hipoglicemia e hiperglicemia ou complicações crônicas como problemas renais, visuais, vasculares possuem vida sexual ativa e saudável, apresentando o mesmo interesse e desejo de ter relações sexuais como as demais mulheres . Já aquelas que vivem descompensadas, podem ter as disfunções sexuais femininas agravadas. O diabetes diminuiu o desempenho e o prazer da mulher docinha, interferindo diretamente na vascularização ao redor do clitóris, contribuindo com a diminuição de impulsos nervosos que determinam a sensação de prazer.

São formas de disfunção sexual feminina relacionada ao diabetes:

·         Falta de interesse em sexo;

·         Complicação com a lubrificação vaginal;

·         Desconforto durante a relação sexual;

·         Dificuldade maior em chegar ao orgasmo.

Já tive experiências com hipers e hipos durante o ato sexual e digo que não é bom!!! A hipo, além de ser normalmente perigosa, me deixa sonsa, sonolenta e sem comando sobre minhas ações... Com hiper fico com taquicardia, enjoada, extremamente cansada e muuuito desanimada. Em certo momento, quando estava descompensada, passei também pela péssima experiência de ter candidíase. Nessa época o sexo ficou desconfortável e posteriormente passei evitá-lo. Fui à minha ginecologista, tomei Secnidazol, controlei a glicose e o problema foi resolvido. Agora acho imprescindível medir a glicose antes e após os “momentos de ternura”, glicosímetro, controle da bomba, suquinhos também são meus companheiros nesses momentos!!!  
Conversei com minhas amigas diabéticas sobre a relação diabetes x vida sexual e foi unânime: 100% concorda e sabe, por experiências vividas no dia-dia, que a diabetes afeta diretamente a nossa vida sexual. Portanto, além de ter um companheiro compreensível, é importante ressaltar que o controle do diabetes é imprescindível para as mulheres que querem manter a vida sexual ativa e saudável. Se você tiver problemas com sua vida sexual, procure ajuda do seu médico e depois é só correr para o abraço!!! ;)


Saiba mais: Portal Diabetes

12 comentários:

  1. Legal vc compartilhar isso com a gente Carol,pq realmente esse assunto é sempre voltado para o universo masculino e a gente sabe que não é bem assim...
    A minha doce Marcela está longe de iniciar sua vida sexual mas é bom a gente como mãe ir se interando do assunto e se preparando para orientá-la da melhor maneira possível!
    Muito obrigada pela informação!
    Tô esperando um-mail seu!
    Bj
    A Marcela fez glicada hj!!!!to ansiosa!!!!rsss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh que bom que gostou, assuntinho complicado né...
      Mas como mãe acho que vc está certissima, orientar é sempre o melhor caminho!!!
      Torcendo para que os exames tenham bons resultados e te esperando em BH na próxima semana!!!
      Bjssss

      Excluir
  2. Vou responder como mulher não diabetica.
    A sexualidade feminina não é um mar de rosa, as mulheres, principalmente as de vida corrida são mais propensas a infecções por fungos, falta de lubrificação ligadas as variações hormonais, e por aí vai.
    Logico que estar atenta a hiper e hipo é algo que não preciso fazer, porém, mais uma vez, chego a conclusão que, alguns aspectos são psicologicos e que esta diretamente ligado ao diabetes porque estes são pessoas que fazem um acompanhamento medico mais de perto.
    Se eu me estressar muito no periodo pré menstrual, eu tenho candidiase, tem alguns dias no mês que eu tenho dificuldade de lubrificação e aí tem que caprichar nas preliminares pra não ser desconfortavel.

    Sabe Carol, acho que muito do que envolve o diabetes não é falado, principalmente sobre controle, que se controlar a glicemia a vida pode ser normal, e que não da pra viver com medo das sequelas e sim com vontade de controlar a glicemia.

    Parabéns pelo texto Carol.

    ResponderExcluir
  3. Sou diabética tipo I há cerca de 10 anos e quanto à vivência da minha sexualidade só sinto alguns "entraves" em caso de hipos. Quando me sinto ligeiramente sonolenta, cansada e sem vontade para iniciar o acto sexual é quase certo que estou em hipoglicémia.
    Tendo em conta que actualmente tenho mais dificuldade para me aperceber que entrei em hipoglicémia, por vezes só denoto tal situação já durante o decorrer do acto sexual, neste caso torna-se impossivel ou praticamente impossivel chegar ao orgasmo. Eu e o meu namorado já nos apercebemos deste padrão e de cada vez que demoro mais tempo do que o habitual para atingir o climax ele próprio me avisa que é melhor eu confirmar a minha glicémia, a verdade é que em todas essas situações se confirmou que eu estava de facto com valores demasiado baixos. Já tivémos que parar "a meio" por variadas vezes, mas ele é compreensivo nesse aspecto (também outra reacção seria impensável, não é verdade?).
    Portanto o que agora faço é avaliar a minha glicémia antes de iniciar a actividade sexual, se vejo que apesar de até estar com um nivel satisfatório a glicémia irá cacabar por baixar devido ao exercício, ingiro alguns hidratos de carbono e tenho sempre pacotes de acuçar e bolachas perto de mim. Basicamente é ter o mesmo tipo de atitute que qualquer diabético deve ter sempre que vai praticar desporto ou qualquer outro esforço físico.
    Felicidades para si e para o seu blog que acabei de descobrir há momentos mas que certamente passarei a ler :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aiii Patricía essa nossa vida passa ser engraçada!!! kkkkkk Só rindo!!!
      Vc tem razão: é só tomar os mesmos cuidados quando vamos praticar esporte...
      Obrigada pelo carinho e me visite sempre que puder!!!
      Beijos com carinho para você e muitas felicidades também

      Excluir
  4. Independente da mulher, há dia que estamos mais dispostas, outros não...
    Levo uma vida bem corrida, trabalho, estudo, cuido de casa e filha, além do diabetes q é minha vida paralela, minha segunda familia...kkk
    Por isso procuro ficar de olho nisso pra peteca ñ cair...
    Nunca tive hipo nem próximo da hora,geralmente meço antes, o glicosímetro me acompanha sempre, qdo vejo q to com hiper tomo insulina e percebo q mais que rapidamente a glicemia entra no eixo.Meu único problema assim como o de muitas mulheres é a candidíase, qdo ela vem só tratando pra continuar com a vida sexual ativa, mais graças á Deus desde o ano passado não tenho. Nunca tive problema na lubrificação...Brincamos em casa, q por aqui o diabetes fez um bem danado, pq eu sou fogo kkkkk, e o marido entra no ritmo...

    ResponderExcluir
  5. Parabéns Carol pela abordagem simples e direta , realmente sexualidade é pouco discutido principalmente entre as mulheres .
    As hipos e hipers em um momento de relação é complicado !
    As vezes o companheiro pensa que nos deixou "molinhas" de prazer e é uma hipo que nos derrubou e nem percebemos nada ! Aff ... kkkkk
    Aos poucos fui aprendendo a importância da glicemia até nestes momentos e nunca deixo de ter um suco ao lado cama .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Adriana!!! Gostei de abordar esse assunto pq percebi que realmente acontece com todas as docinhas e é bom ficarmos atentas para não transformar momentos de prazer em transtornos!!!

      Excluir
  6. Oi Carol,
    Eu nunca tive problemas,a única coisa que já aconteceu na hora,foi de ter hipo,mas segundo meu marido fico até mais soltinha que de costume rsrsrs,nada que um copo de suco não resolva...
    Parabéns pela postagem!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Oi Carol, adorei a sua historia. Fui diagnosticada com diabetes no ano passado, tudo ainda eh muito novo e dolorido pra mim...mas o que mais me incomoda eh o fato de querer ter mais um filho, nao sei como lidar com isso, tenho muitos medos e gostaria que vc me falasse da sua experiencia e de outras mães diabéticas como viveram ou vivem com isso!

    Aguardo respostas!!

    Bjs e parabéns por essa linda iniciativa!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi querida! Realmente não é fácil, mas nada que não possamos superar... Costumo dizer que diabetes é para os fortes, os fracos não dão conta do recado nãoooo!!! kkkkkk
      Eu planejei minha gravidez,tenho um post nos mês de maio que conto um pouquinho como foi a gravidez, tive muuuuitas hipos, mas graças a Deus, foi muito tranquilo. Tenho muitas amigas diabéticas que são e foram mães após a dm e a maioria teve uma gravidez tranquila. Se você realmente quer ter mais filhos não desista é só se cuidar desde já... é importante você planejar e preparar seu corpo para uma gravidez!!! Espero que esteja bem e que fique bem e conte sempre comigo no que eu pudre ajudá-la.
      Bjs com carinho
      Carol

      Excluir
  8. Ainda não tenho vida sexual ativa e também não pretendo inicia-la tão cedo. rsrs' Mas por incrível que pareça uma hipo já me ajudou a me soltar mais com meu namorado, acho que só vocês poderiam entender essa situação: a algum tempo queria tentar alguma coisa nova com ele comecei a toca-lo e queria que ele me tocasse também, morria de vergonha de dizer sim quando ele tocava no assunto, teria que acontecer. E em um de nossos " amassos " minha taxa de glicose estava baixa eu não tinha muita noção, então agi por impulso e realizei meu desejo graças a diabetes. GENTE TUDO TEM SEU LADO POSITIVO rsrs'

    ResponderExcluir