segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Diabulimina: transtorno grave que precisa de tratamento

O que é diabulimina?
É um transtorno, que acomete sobretudo adolescentes diabéticas tipo 1, que objetivam controlar ou perder peso manipulando a dose de insulina.
A manipulação da dose de insulina é um dos meios usados para perder peso, porque sem a insulina no sangue o corpo não pode utilizar os alimentos como fonte de energia e a maior parte das calorias ingeridas se perdem. Na falta da energia necessária, o organismo acaba utilizando suas reservas de gordura para produzi-la.
Quando as injeções de insulina são suspensas, o nível de açúcar no sangue fica elevado e as conseqüências são: boca seca, perda de peso, aumento do desejo de urinar e, como conseqüência mais grave, o quadro de cetoacidose diabética.
Segundo Janice Sepúlveda, coordenadora do ambulatório de diabetes tipo 1 da Santa Casa de Belo Horizonte, dos diabéticos tipo 1 que apresentam o transtorno 90% são garotas de 13 a 19 anos. “Tenho pacientes que já estão com a saúde comprometida. Elas passaram a ter internações com glicose alta, omitem tanto a dose que na hora que acordam para o problema não conseguem mais repor”, explicou Janice e acrescenta, "a glicose muito elevada pode levar a um quadro grave conhecido como cetoacidose diabética e à morte. Se o diabetes fica descompensado por longo prazo, não conseguem mais ter controle da glicose e têm complicações na visão, nervos e rins."
Fiquem atentos a qualquer sinal!!! Diabulimina é um transtorno grave que precisa de tratamento.
 
 

Leia a matéria completa no jonal Estado de Minas


Fonte: Jornal Estado de Minas
           http://biologianocotidiano.blogspot.com.br/2008/03/voc-sabe-o-que-diabulimia-diabulimia-um.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário