quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Infográfico Lilly sobre diabetes

 
Recebi da Lilly farmacêutica um infográfico sobre diabetes com informações interessantes que merecem ser compartilhadas. O objetivo do infográfico é fortalecer as práticas e políticas de prevenção e tratamento da Diabetes, uma das doenças mais comuns no Brasil. O infográfico traz informações relevantes sobre dados e pesquisas de casos da doença.
 
Os dados são alarmantes:
Diabetes no mundo: 371 milhões de pessoa, 50% dessas pessoas desconhecem a condição;
4,8 milhões de pessoas morreram em decorrência da diabetes em 2012.
Diabetes no Brasil: 4º posição no ranking de países com maior número de diabéticos;
13.4 milhões de portadores de diabetes, 6,5% da população entre 20 e 79 anos de idade.
 
A diabetes afeta nosso cotidiano, nossos aspectos emocionais e de toda a família, exige cuidados contínuos, mas cuidados necessários e indispensáveis para que a doença não se agrave. Sabemos que ela pode nos levar à cegueira, a problemas cardíacos, circulatórios, renais, retinopatia, e vários outros. Entretanto, se  cuidarmos, aceitarmos, buscarmos informações e tratamentos adequados é possível administrá-la e  podemos sim levar uma vida normal, até melhor que as pessoas não diabéticas, já que temos como prioridade ter uma alimentação saudável, a pratica de exercícios físicos, consultas constantes aos nossos médicos, podólogos, nutricionistas, dentistas, etc.
 
Os dados são alarmantes, mas podemos mudar o rumo dessa história e isso só depende de nós mesmos... Negligenciar a importância de um controle eficaz da glicose não é um bom caminho, pode nos levar à depressão e às temíveis sequelas da diabetes. Os números são sombrios, nos assustam, mas participarmos de grupos de apoio, conhecer nossos direitos, buscar informações e profissionais qualificados nos tornam agentes ativos da nossa própria educação em diabetes.
Fica a dica!!! ;)
 





 
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário