sábado, 22 de setembro de 2012

Por que devemos fazer o exame de Hemoglobina Glicada - Hba1c a cada 3 meses???

E é regra: todo diabético deve fazer o exame de hemoglobina glicada a cada 3 meses!!! Não tem jeito, é ela quem nos condena ou nos alívia, pois esse exame é capaz de resumir ao endocrino se o controle glicêmico foi eficaz, ou não, num período anterior de 60 a 90 dias, sendo extremamente  importante na avaliação do controle do diabetes.

Mas por que devemos fazer o exame de Hemoglobina Glicada - Hba1c a cada 3 meses???

Vejam só que explicação esclarecedora da endocrinologista dra Bibana Colenci do blog Dra Bibiana - Diabetes e saúde:

"  A hba1c é uma fração da hemoglobina - célula vermelha do sangue que carrega oxigênio . Quando há muito açúcar no sangue, ela fica grudada nas células, inclusive na hemoglobina , levando este nome de glicada. Esta célula vive 3 meses. Por isso colhemos a cada 3 meses, para dar tempo de avaliar as novas células.
O interessante é que 50% do valor da glicada corresponde ao último vez , e os outros 50% aos 2 meses anteriores."

Achei interessante demais. Vivendo, aprendendo e compreendendo ainda mais a TiaBete!!! 

Semana que vem vence o meu prazo para fazer uma nova bateria de exames. Urina 24h, hemoglobina glicada, frutosaminas, fundo de olhos... Claro que vou dividir tudo isso com vocês e torcer para me aliviarem...  ;)




 

2 comentários:

  1. Essa semana a Marilia tb fará a dela. A ultima deu 5,7% , meu alivio de dever cumprido , mas sei q essa não será tão boa. Cruzemos os dedos

    ResponderExcluir
  2. Estou aqui torcendo por vocês Kellen!!!
    Eu tenho certeza que a minha esse trimestre estará melhor, já que não gostei muito da última e ainda estava acertando a bomba, mas agora tá tudo ok!!!
    Depois conto os resultados...

    ResponderExcluir