sexta-feira, 15 de junho de 2012

Você sabe como ajudar um diabético com hipoglicemia?

Todas as pessoas que convivem ou passam uma grande parte do dia em companhia de portadores de diabetes devem saber como agir ao se depararem com uma situação de hipoglicemia!!!

Os sinais mais comuns de hipoglicemia são: fome súbita, fadiga, tremores, tontura, taquicardia, suores, pele fria, pálida e úmida, visão turva ou dupla, dor de cabeça, dormência nos lábios e língua, irritabilidade, desorientação, mudança de comportamento, convulsões e perda da consciência.

Ao constatar a presença dos sintomas que sugerem uma hipoglicemia, se possível, o portador de diabetes deve comprová-la medindo seu nível de glicose no sangue nesse momento, já que às vezes os mesmos sintomas são causados por outra condição.
A hipoglicemia é sentida quando a glicose sanguínea está abaixo de 70 mg/dl ou quando cai muito rapidamente, mesmo que não chegue a valores tão baixos.
Em caso de dúvida, e se não for posível realizar a automonitorização, a condições deve ser tratada como uma hipoglicemia, pois é muito mais perigoso permanecer hipoglicêmico do que ingerir uma dose de açúcar que não era necessária.

A primeira providência a tomar é não entrar em pânico. É preciso agir com rapidez, mas com tranqüilidade. Se alguém começar a gritar, a ficar nervoso, dificilmente terá condições de socorrer o hipoglicêmico adequadamente.

Quando a pessoa apresentar hipoglicemia leve, ela precisa ingerir carboidratos imediatamente. Se a hipoglicemia for mais severa, mas a pessoa ainda estiver consciente, sempre é aconselhável que ela se alimente.
Os açúcares refinados (açúcar, balas) têm uma absorção muito rápida, mas sua alimentação também é rápida e não resolverá o problema - a taxa de açúcar subirá, mas abaixará rapidamente. Por isso, a recomendação é ingerir açúcares não-refinados (carboidratos mais consistentes) que, apesar de serem absorvidos mais lentamente, sua ação permanecerá por horas. Vejamos alguns exemplos: tabletes de glicose (15g), suco de frutas, bolachas ou metade de um sanduíche. É claro que se você tem apenas uma bala, não deve desprezá-la e sim chupá-la, e, dessa forma, fazer seu nível de açúcar elevar-se rapidamente. Mas, é importante procurar ingerir um carboidrato mais duradouro para manter essa elevação que a bala produziu.

No caso de hipoglicemia severa, se notarmos que a pessoa não está conseguindo engolir e que está incosciente, nunca devemos dar alimentos a ela. Ela poderá aspirálos, fazendo com que os alimentos cheguem às vias aéreas. Neste caso, pode-se recorrer a compridos sublinguais (aqueles que são colocados embaixo da língua), que se dissolvem rapidamente e fazem a taxa de glicemia elevar-se.

Caso a taxa de açúcar não se eleve, é necessário que a pessoa receba atendimento médico, a fim de receber uma solução de soro glicosado por via endovenosa. Essa solução fornecerá uma quantidade de glicose diretamente na corrente sangüínea e, portanto, às células. Uma pessoa da família também pode aplicar uma injeção com glucagon, uma substância que eleva rapidamente a glicose no sangue, sendo conveniente manter sempre uma ampola na geladeira.



Fonte: REVISTA DIABETES SEM FRONTEIRAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário