domingo, 1 de abril de 2012

Comparação entre as bombas de insulina (SIC) que testei

Depois de muito analisar prós e contras, no final de 2011 resolvi testar a bomba de insulina. 

Usei por 30 dias a Paradigm 722 da Medtronic e por mais 30 dias Accu-Chek Combo da Roche e agora quero compartilhar com vocês minha opinião sobre elas. Lembrando que é uma opinião pessoal e de acordo com aquilo que vi e usei, portanto, não pude e nem vou opinar sobre alguns itens que não conheci, como por exemplo o monitoramento contínuo de glicose oferecido pela Paradigm e o aplicador de cateter da Roche. Enfatizo que é uma opinião pessoal, sem a intenção de levantar polêmicas ou dizer que uma é melhor que a outra. É apenas uma breve comparação entre os dois modelos de bombas (SIC) que testei.
 
·         Manuseio – Não tive dificuldades com nenhuma das duas. Funcionam quase sozinhas, mas achei a bomba Combo mais interessante, talvez pelo fato de possuir um controle com visor colorido, com desenhos, além dos gráficos que me ajudaram muito. 

·       Troca de cânulas e cateteres – As duas são boas e ao mesmo tempo chatas. Ainda não inventaram uma forma de colocar a insulina no reservatório sem entrar ar e às vezes isso é chato. No princípio suava horrores para aplicar as cânulas da Combo, porque vieram com calibre muito acima do necessário para mim e sem o aplicador. Depois que troquei pelo calibre certo e mandaram o aplicador ficou bem mais fácil. Adorei o aplicador da Paradigm: fácil de usar, rápido e quase indolor. 

·         Reservatórios de insulina: A Combo só tem de 3,15ml o que para mim foi o mais prático. A Paradigm tem um reservatório de 1,8ml enviado no teste que em mim terminava muito rápido, portanto, não achei vantajoso.
·         Peso e discrição: Achei a bomba da Combo mais leve. Com o Smart Control a Combo fica totalmente discreta. Não havendo necessidade de ir ao banheiro ou levantar a blusa para programar a administração de insulina.
·         Adesivos das cânulas – Tive muita alergia com os adesivos da Paradigm desde o primeiro dia que comecei usá-lo. Com a Combo não tive esse problema nenhum dia.
·         Administração de insulina – Não sei exatamente o por que, mas administração de insulina na Paradigm é bem mais lenta, parece que conta unidade por unidade... Na Combo é muito rápido e você consegue acompanhar tudo pelo controle.
·         Cálculo de bolus: Achei muito interessante o fato do Smart Control ser usado também como glicosímetro (um glicosímetro que necessita de um volume de sangue bem pequeno para medir a glicose) que faz o cálculo de bolus automaticamente.
·         Grande diferencial da Combo – Para mim é sem dúvida nenhuma o Smart Control. Discreto, o cálculo de bolus é confiável, fica tudo armazenado na memória: quantidade de insulina administrada, glicose, bolus, etc, etc...
Grande diferencial da Paradigm 722 – Dispositivo para monitoramento de glicose. Não posso opinar, pois esse dispositivo não é fornecido durante o teste.

 
·         Desvantagem da bomba – questão estética de não poder escondê-la em todas as roupas, algumas pequenas marcas deixadas pelas cânulas, sentir uma máquina acoplada ao seu corpo 24h por dia. Entretanto, as vantagens superaram os pontos negativos.
     Enfim, na minha opinião, as vantagens de usar qualquer uma das bombas é a possibilidade de conseguir manter a glicose em um nível quase que normal, o fato de ter diminuído muito as hipoglicemias e depois os rebotes, melhorando o controle minhas das glicemias diárias e consequentemente normalizando os níveis de hemoglobina glicosilada, em 32 anos foi a primeira vez que consegui um resultado de glicohemoglobina 6,4!!! Gostaria de destacar também o fato de ter diminuído significativamente o número de agulhadas por dia, já que a troca de cateter é realizado de 3 em 3 dias, único momento em que se tem uma agulha nas mãos que depois é descartada.
     A bomba é uma boa solução para quem pode usá-la, mas não é solução de todos os problemas e dificuldades da diabetes. O controle de glicemia capilar deve ser rígido, é necessário saber fazer a contagem de carboidratos, a aceitação, o controle e a responsabilidade continuam sendo os principais aliados ao controle da diabetes!!! 
    Voltei para minhas seringas e canetas, aguardando ansiosa conseguir na justiça uma bomba para chamar de minha!!!
PS: A foto peguei na net! Esqueci de tirar fotos usando. Espero em breve colocar fotos da minha bomba...
 

7 comentários:

  1. Carol que legal!!!!!
    Mais uma blogueira doce!!!!
    Adorei seja bem-vinda sempre trazendo novidades pra nós!!!
    Beijos pra vc e sua pequena!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ohhh Silvia, obrigada pelo apoio, viu mamãe doce!!!
      Bjsss

      Excluir
  2. Carol como contei a você já uso a bomba a 1 ano e realmente o conforto e segurança e muito grande. Mas calma em breve emuito breve você também vai esta disfrutando desse conforto de novo com SUA BOMBA.
    Beijo grande, Eunice

    ResponderExcluir
  3. Carolina, parabéns pela sua publicação. Praticamente imparcial e tenho certeza que ajudará muito o futuro usuário. Gostaria de comentar alguns fatos: a Medtronic proporciona o teste para que o usuário sinta como é a terapia com o sistema de infusão e não para a avaliação de produto. O teste com a Paradigm Real-Time não tem comparação no Brasil e só quem usa sabe a diferença. Por isso os concorrentes correm para ter um sistema de monitorização contínua também. Há alguns sites (americanos) com comparações também. A Roche praticamente não aparece pois não tem participação de mercado nos EUA. Em alguns países a Roche está com problema no controle remoto devido a falhas com o bluetooth. É importante que você atualize seus leitores com as felicidades e descontentamentos no tratamento também. Parabéns e muito sucesso!!!

    ResponderExcluir
  4. Olá tenho diabetes tipo 1 e estou tendo dificuldades de achar a bomba de insulina aqui na cidade de campinas teria como me indicar algum ponto de venda?

    ResponderExcluir
  5. Para informações sobre as bombas você tem que ligar na Roche: 0800 77 20 126 ou na Medtronic: 11 2182-9200.
    Entre em contato com as empreas, elas mandam um representante à sua cidade!
    Qualquer dúvida estou à disposição.
    Carol

    ResponderExcluir
  6. Oi Carol ! Estou na caminhada pra ter uma bomba tbm, vc está a quanto tempo aguardando, já entrou com processo?? Bjs

    ResponderExcluir