domingo, 6 de outubro de 2013

Os 5 temores da diabetes e o que fazer com eles

Esse texto é do site Tiabeth, vou compartilhar porque acho importante ficarmos atentos e cientes de que realmente a diabetes descontrolada pode causar sequelas, muitas vezes irreversíveis.
Não é colocar medo, não é choque de realidade apenas um alerta e incentivo para cuidarmos ainda mais de nós.
Informações adequadas nunca são demais!!! :)

Conheça 5 grandes temores da diabetes e o que fazer com eles
 
É humano ter medo. Como os povos da caverna, nós corremos para a segurança à menor provocação, com medo de lobos e tigres, e trovoadas. Ainda hoje saltamos quando alguém vem por trás de nós inesperadamente.
Um certo nível de medo é saudável. Isso nos mantém alerta e conscientes de um mundo ameaçador. Mas muito medo é perigoso. Ele nos desliga. Ele nos mantém isolados dentro de nossas próprias cabeças, incapazes de experimentar a realidade.
Para as pessoas com diabetes, o medo pode ser especialmente perigoso. Não se enganem, esta doença é assustadora. Ambos os tipos, 1 e 2, enfrentam uma série de efeitos colaterais preocupantes, tanto do próprio estado quanto causados pelos caminhos que temos que tratá-la.
Mas se permitirmos que os nossos medos venham ditar a maneira como vivemos, nós vamos estar perdendo muito. Aqui estão cinco grandes temores de quem tem diabetes, e as formas que podemos lidar com cada um. Podemos não ser capazes de fazê-los ir embora, mas, pelo menos, devemos ser capazes de domá-los.

1) Baixa de açúcar no sangue

A hipoglicemia é o pior. Para qualquer pessoa com diabetes que faz uso de medicação, é uma possibilidade constante, à espreita no fundo da sua mente. Isso foi muito insulinaEu estava muito ativa? Será que o meu açúcar no sangue irá despencar? E serei capaz de reconhecer uma hipoglicemia antes de começar a tremer, suar e ficar confusa?
Eu não costumava ter medo de uma baixa no nível de açúcar no sangueFrancamente, quando criança, eu via isto como uma oportunidade para comer alguns doces ou beber um copo de suco. Eu também tive sorte que meu corpo enviava sinais de alerta muito claro quando os meus números caíram.
Mas como eu estou ficando mais velha, eu aprendi a ser muito mais cautelosa com a hipoglicemia. Por um lado, eu experimentava mais frequentemente como sendo um cansaço, que pode ser facilmente confundido com, bem, o cansaço. Por outro lado, eu sou agora uma mãe. Meu filho depende de eu estar alerta e consciente em todos os momentos. Qualquer outra coisa é inaceitável.
Felizmente, impedir a baixa de açúcar no sangue é simples. Certifique-se de sua dieta, medicação e horários de atividade física. Peça um conselho ao seu médico ou educador. Afinal, a prevenção é, de longe, o tratamento mais fácil.
E para emergências, certifique-se sempre levar comprimidos de glicose de ação rápida ou gel. Vestir uma pulseira de alerta médico pode ser útil também. E lembre-se sempre de verificar o seu açúcar no sangue antes de sair para um passeio ou longo trecho longe de casa.

2) Complicações microvasculares

Complicações microvasculares (ou pequenos vasos sanguíneos) são os bichos-papões mais frequentemente utilizados para assustar as pessoas com diabetes. E eles são eficazes! Afinal, ninguém quer perder sua visão, ou lidar com a dor do nervo, ou danos nos rins. Esse é o conjunto clássico de efeitos colaterais do diabetes e que pode tornar a vida miserável.
Mas tão assustador quanto elas é você ficar obcecado com este tipo de complicações.Tão assustador como eles seria tratá-los como potenciais monstros, muito contraproducente.
Isso porque o tratamento moderno de diabetes evoluiu para prevenir e tratá-los. Aumentar o controle, isto é, aplicar múltiplas injeções ou fazer terapia de bomba e vários verificações e medições diárias de açúcar no sangue tem sido provado uma e outra vez que previnem, retardam ou até mesmo revertem as complicações. E um controle apertado é o que quase todos os diabéticos tipo 1 nos dias de hoje são treinados para fazer. Os do tipo 2 também estão sendo instados a reforçar o seu controle, com resultados semelhantes.
Além do mais, se você visitar seu médico regularmente, você vai ser rastreado rotineiramente para essas complicações. Se detectado precocemente, quase todos eles têm tratamentos eficazes. Portanto, não tenha medo. Basta ser inteligente.

3) Complicações Macrovasculares

Ambos os tipos de diabetes estão em maior risco de complicações microvasculares como ataques cardíacos, derrames e outras doenças cardiovasculares. Na pior das hipóteses eles representam riscos reais para pessoas com diabetes. Mas alguns deles são completamente fatais, fazendo com que esta preocupação com a saúde de uma área onde o contexto é importante. As complicações macrovasculares são um grande problema em nossa sociedade como um todo. A doença cardíaca é a principal causa de morte de homens e mulheres do nosso país, de acordo com os Centros para Controle e Prevenção de Doenças. Então, eles são literalmente um problema de todos, e não apenas para os diabéticos.
E isso também é uma área onde a pesquisa continua em um ritmo rápido e furioso, e onde a pesquisa do passado rendeu frutos incríveis. Drogas tais como estatinas podem reduzir o colesterol de forma rápida e eficaz, e reduzindo assim o risco de ataques cardíacos. Uma matriz de medicamentos baratos pode baixar a pressão sanguínea, com poucos efeitos colaterais.
Há dezenas e dezenas de bons livros e sites confiáveis ​​com informações sobre como manter o coração saudável. Visite-os. Aprenda a fazer algum exercícioComa direito. E, em seguida, passe para a próxima preocupação …

4) Mudança de hábitos alimentares

Para os recém-diagnosticados com diabetes, o medo é grande. Este diagnóstico significa que eu vou ter que mudar totalmente a maneira que eu comer, certo? Esta doença vai arrebatar todos os meus petiscos favoritos e substituí-los com bolos de arroz e alfarroba, certo?
Acalme-se. Acredite ou não, a sua dieta vai mudar tanto ou tão pouco quanto você quer que seja. Ninguém vai tirar qualquer um de seus alimentos favoritos. Mas você vai ser responsável por aprender sobre eles. Você precisa saber como ler os rótulos dos alimentos. E você precisa saber como ajustar a sua dose de insulina ou outro medicamento para diabetes para cobrir o que você come.
Você vai se sentir melhor se você cortar o fast food e guloseimas? Claro. Mas é inútil, em última instância, proibir qualquer alimento específico. Colocar algo fora dos limites é uma maneira infalível para fazer parecer extremamente tentador. Você deve se concentrar em comer coisas mais saudáveis, e menos coisas menos saudáveis. Tudo na vida é um equilíbrio, e o que você come não é diferente.
Mais uma vez, use o seu médico ou educador como um aliado e caixa de ressonância neste processo. Eles não estão interessados ​​em proibir alimentos, ou em fazer a sua vida difícil. Eles só querem chegar a um plano que você possa seguir.

5) Questões de medicação

Vou ter que tomar injeções? Vou ter que tomar algum tipo de pílula?
Nada traz mais preocupações irracionais para as pessoas do que a medicação. Elas podem estar sofrendo de dor e tonturas, sangramento dos olhos e nariz ou sofrendo erupções pelo corpo inteiro, mas muitas se recusam a tomar uma pílula. Isso significa que estão doentes. Isso significa que perdem o controle imaginário de seu corpo.
Bem, nós estamos falando sobre sua saúde aqui, e negação não faz  nada bem para você ou a seus entes queridos. Se você tem diabetes tipo 1, você vai ter que tomar insulina e verificar o seu açúcar no sangue. Você também pode ter de tomar medicação para baixar a pressão arterial ou colesterol. Se você tem diabetes tipo 2, você provavelmente vai começar com medicamentos orais, mas você pode, eventualmente, ter de tomar injeções de insulina.
Nenhum desses tratamentos significa que você falhou ou irá fazer de você uma pessoa ruim ou significa que você tem algo a temer. Eles são realmente coisas boas, destinados a mantê-lo saudável e ativo. Agarre-os como a um salva-vidas, que são.
Resumindo
Não se engane. Diabetes é sério, e você deve tratá-lo com o respeito que merece. Mas você não pode controlá-lo bem ou tomar boas decisões se você está vivendo em um estado de medo constante. Pois o medo irá deformar sua visão de mundo e também sua força.
Em vez disso, respire fundo e faça um balanço. Ouça seus prestadores de cuidados de saúde, faça algumas leituras e pesquisas sobre o seu próprio corpo. Tome as decisões que você precisa tomar. Faça as escolhas que você sabe que estão certas.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário