domingo, 9 de março de 2014

Insulina Degludec - Uma visão realista

Durante essa semana a noticia mais compartilhada nas redes é a que fala sobre o novo tratamento para diabetes tipo 1 que permitirá  injetar insulina de dois em dois anos.
 
Sem dúvidas, uma esperança, mas realista que sou adorei o texto esclarecedor do dr. Cristiano Túlio, endócrinopediatra de Belo Horizonte, sobre  a insulina Degludec.

 Tenho dito: nenhuma insulina será eficiente se não tivermos controle com a alimentação, controle psicológico, se não fizermos exercícios físicos. Desejo que todos os diabéticos tenham um controle satisfatório, seja com qual insulina for, mas tenho como prioridade hoje a educação em diabetes que julgo mais eficiente.
 
Sobre a Nova Insulina Degludec, que está para ser lançada no Brasil. Uma visão realista!
 Vários pacientes já estão loucos de curiosidade para experimentar a nova insulina Degludec, da NovoNordisk, que está para ser lançada no mercado brasi...leiro. É natural que em doenças crônicas, como o Diabetes, os pacientes estejam ávidos por um novo lançamento, depositando muita expectativa de que era isso que faltava para um melhor controle, às vezes até acreditando em crendices, como a "'água de quiabo". Mas é importante sermos responsáveis e informar que trata-se de uma boa insulina, que tem ação semelhante à insulina Glargina, mas não é nenhuma revolução no tratamento do diabetes e deve ser experimentada com cuidados, somente por indicação médica, em casos específicos. Insulinas basais de ação ultra-lenta já foram tentadas em outras épocas, mas causavam muitas hipoglicemias e a Degludec parece ser melhor, por ser segura contra as hipoglicemias, principalmente as noturnas, podendo ser aplicada uma vez ao dia. Mas ainda não traz nenhuma vantagem em relação ao número de medidas da glicemia, necessidade de seguir a dieta e aplicar os bolus da ultra-rápida nas várias alimentações do dia. A propaganda da Novonordisk está muito responsável e não está prometendo milagres, mas infelizmente, em muitos casos, a mídia gosta de fazer propaganda enganosa para chamar atenção. Relembro ainda que faltam estudos para maior segurança em crianças. Portanto, mamães, vamos devagar, bem mineirinhos, fazendo cada vez melhor o que já sabemos, sem nos entregarmos às novidades do mercado sem uma visão crítica, pois tratar de diabetes é coisa séria e não deve ser visto como a compra do novo modelo de iphone, ou como um brinquedinho ou video-game novos. Abaixo um link com mais informações.
http://cuidamos.blogspot.com.br/2013/02/insulina-degludec-nova-insulina-de.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário