quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Novembro azul - Dia Mundial do Diabetes

 
 
Dia Mundial do Diabetes


 
Data: 14 de novembro, mas hoje se trabalha também com a Semana Azul ou Novembro Azul, para não limitar-se somente a essa data.

Tema da campanha 2012: Proteger o Nosso Futuro, sobretudo, promover a importância dos programas estruturados de educação em diabetes como a chave para a prevenção e o controle da doença.

Para as pessoas com diabetes, esta é uma mensagem sobre a capacitação através da educação. Para os governos, é uma chamada para implementar estratégias e políticas eficazes para a prevenção e tratamento do diabetes. Para os profissionais de saúde, é uma chamada para melhorar o conhecimento de maneira que as recomendações baseadas em evidências possam ser postas em prática. Para o público em geral, é uma chamada para entender o impacto grave do diabetes e saber, sempre que possível, como evitar ou retardar essas complicações.
 
Objetivos da Campanha 2012
o Incentivar os governos a implementar e fortalecer políticas para a prevenção e controle do diabetes e suas complicações
o Disseminar ferramentas para apoiar as iniciativas nacionais e locais para a prevenção e controle do diabetes e suas complicações
o Destacar a importância da educação baseada em evidências na prevenção e controle do diabetes e suas complicações
o Aumentar a conscientização dos sinais de alerta do diabetes e promover ações para incentivar o diagnóstico precoce
o Promover ações para reduzir os principais fatores de risco para o diabetes tipo 2
o Promover ações para prevenir ou retardar as complicações do diabetes.

Diabetes: Diabetes é uma dença caracterizada pela deficiência de produção e/ou de ação da insulina que ocasiona o aumento da glicose no sangue.. A doença é considerada um problema metabólico grave, que, sem controle adequado, pode trazer danos, em longo prazo, para diversos órgãos.

Houve um grande crescimento no número de casos de diabetes tipo 2em todo o mundo. Em 1985, era estimado haver 30 milhões de pessoas com diabetes. Em 1995, esse número já ultrapassava os 150 milhões. De acordo com as estatísticas da IDF (International Diabetes Federation), atualmente o número já supera os 250 milhões. Se nenhuma atitude eficiente de prevenção for feita, a IDF estima que o número total de pessoas com diabetes em 2025 alcançará os 380 milhões. Já o diabetes tipo 1 não pode ser prevenido. Mesmo assim, a cada ano aumentam os casos registrados.
Não se sabe ao certo por que as pessoas desenvolvem o diabetes tipo 1. Sabe-se que há casos em que algumas pessoas nascem com genes que as predispõem à doença, mas outras têm os mesmos genes e não têm diabetes. Outro dado é que, no geral, o diabetes tipo 1 é mais frequente em pessoas com menos de 35 anos, mas vale lembrar que ela pode surgir em qualquer idade.
O diabetes exige alguns cuidados que são para o resto da vida, tanto para o paciente, quanto para a família. Ambos precisam tomar uma série de decisões relacionadas ao tratamento do diabetes: medir a glicemia, tomar medicamentos, exercitar-se regularmente e ajustar os hábitos alimentares. Além disso, pode ser necessário apoio psicológico. Como as consequências do tratamento são baseadas nas decisões tomadas, é de extrema importância que as pessoas com diabetes recebam educação de qualidade, ajustada às necessidades e fornecidas por profissionais de saúde qualificados.
Sinais e sintomas: O desencadeamento de diabetes tipo 1 é geralmente repentino e dramático Os mesmos sintomas podem também ocorrer em pessoas com diabetes tipo 2, mas geralmente são menos evidentes. Em crianças com diabetes tipo 2, estes sintomas podem ser moderados ou até mesmo ausentes.
No caso do diabetes tipo 1, estes sintomas surgem de forma abrupta e às vezes podem demorar a ser identificados. Já no diabetes tipo 2, esses sintomas podem ser mais moderados ou até mesmo inexistentes.
Sinais de alerta:

oSede em excesso

oRápida perda de peso

oFome exagerada

oCansaço inexplicável

oMuita vontade de urinar

oMá cicatrização

oVisão embaçada

oFalta de interesse e de concentração

oVômitos e dores estomacais, frequentemente diagnosticados como gripe.

Dados estatísticos da IDF sobre a doença:

oA cada 10 segundos uma pessoa morre de causas relacionadas ao diabetes;

oA cada 10 segundos duas pessoas desenvolvem diabetes;

oO diabetes é a quarta maior causa mundial de morte por doença;

oA cada ano 7 milhões de pessoas desenvolvem diabetes;

oA cada ano 3,8 milhões de mortes são atribuídas ao diabetes. Um número maior de mortes provenientes de doenças cardiovasculares pioradas por desordens lipídicas relacionadas ao diabetes e por hipertensão;

oO diabetes é a maior causa de falência renal em países desenvolvidos e é a maior responsável por grandes custos de diálise;

oEstima-se que metade das pessoas com diabetes desconheça a própria condição. Em países em desenvolvimento, essa estimativa chega a 80%;

oEstudos mostram que exercícios físicos e dieta equilibrada previnem 80% dos casos de diabetes tipo 2;

oPessoas com diabetes tipo 2 têm o dobro de chances de sofrer um ataque cardíaco;

o10 a 20% das pessoas com diabetes morrem de falência renal;

oÉ estimado que mais de 2,5 milhões de pessoas no mundo estão afetadas pela retinopatia diabética;

oA retinopatia diabética é a maior causa de perda de visão de adultos em idade laboral (20 a 60 anos) em países com indústrias;

oEm média, pessoas com diabetes tipo 2 têm sua expectativa diminuída em 5 a 10 anos em relação a pessoas sem diabetes, principalmente por causa de doenças cardiovasculares.

Símbolo da campanha

Por que o círculo azul? O círculo simboliza a vida e a saúde, e o azul reflete o céu que une todas as nações. A junção do círculo com a cor azul significa resposta à epidemia do diabetes e funciona como um estímulo para a união da luta de controle da doença em todas as nações.

 




Nenhum comentário:

Postar um comentário